Pesquisar este blog

Páginas

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

ROSEMEIRE



  ROSEMEIRE


QUERO FALAR UM POUCO SOBRE O PRECONCEITO. PESQUISEI NA INTERNET,PARA PODER EXPLICAR MELHOR MEU TEXTO.
VAMOS COMEÇAR ASSIM:  O QUE É PRECONCEITO?
Preconceito é uma postura ou idéia pré-concebida, uma atitude de alienação a tudo aquilo que foge dos “padrões” de uma sociedade. As principais formas são: preconceito racial, social e sexual.
COMIGO ACONTECEU UMA COISA INTERESANTE ESSA SEMANA, FUI ENCAMINHADA POR UM MEDICO A FAZER UM EXAME DE FUNDO DE OLHO, EM SP.  COMO MORO NO INTERIOR, EU FAÇO MINHA VIAGEM  COM UMA CONDUÇAO OFERECIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MINHA CIDADE, TERIA QUE LEVAR UM ACOMPANHATE,  POIS COMO IRIA USAR UM COLíRIO PARA DILATAR O OLHO E, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, NÃO CONSEGUI ARRUMAR NINGUÉM PARA IR COMIGO, ENTAO RESOLVI IR SOZINHA. IMAGINEI QUE NÃO FOSSE TÃO RUIM ASSIM. EU NUNCA TINHA FEITO ESSE EXAME.
QUANDO ENTREI NO ÔNIBUS, ENCONTREI UMA AMIGA, FIQUEI ATÉ FELIZ, PORQUE, COM CERTEZA, TERIA UMA  PESSOA PARA ME ACOMPANHAR. CHEGANDO  NO HOSPITAL, EU E ESSA MINHA AMIGA VIMOS  QUE UMA OUTRA PESSOA TAMBÉM DESCEU ALI. ERA UMA MOÇA, A QUAL PEDIU INFORMAÇÃO DO HORÁRIO QUE O MOTORISTA IRIA SAIR PARA NOS LEVAR DE VOLTA. FICAMOS CONVERSANDO AS  TRÊS , EU, A NILDA E ELA, A ROSEMEIRE.
MAS O QUE CHAMOU A MINHA ATENÇAO FOI COMO ROSEMAEIRE ESTAVA VESTIDA. ESTAVA MUITO FRIO EM SP NESE DIA. ELA ESTAVA COM UM  CONJUNTO DE MOLETOM BEM FINO, CHINELO E MEIA. CONVIDEI MINHA AMIGA E ELA PARA TOMAR CAFÉ. VI QUE ELA SE AFASTOU E IA SEGUIR SEU CAMINHO, IMAGINEI QUE TALVEZ NÃO TIVESSE  DINHEIRO  PARA O CAFÉ. CHAMEI-A.  VENHA TOMAR CAFÉ COMIGO. FAÇO QUESTAO DE SUA COMPANHIA.  ELA SORRIU.  AGRADECEU.  E FOMOS.
AOS POUCOS ELA FOI CONTANDO A SUA  HISTÓRIA , ESTAVA ALI PARA MARCAR A CIRURGIA DE SEU FILHO CAÇULA, QUE NASCERA COM UMA DEFICIÊNCIA VISUAL. ELA FALOU QUE ESTÁ COM 28 ANOS E É MAE DE TRÊS CRIANÇAS. CONTOU-NOS QUE NUMA CONSULTA ANTERIOR, NA  QUAL TROUXE SEU FILHO, ELA QUASE FOI PRESA EM SÃO PAULO. ELA ESTAVA SENTADA NUM BANCO, ESPERANDO O HORARIO DA CONSULTA, QUANDO FOI ABORDADA POR UMA GUARDA METROPOLITANA. A QUAL CHEGOU LOGO DIZENDO: (UM DETALHE, ELA É NEGRA, O MARIDO BRANCO E O MENINO  É MAIS CLARO)

- QUEM É ESSE MENINO? É MEU FILHO!  VC TEM DOCUMENTO??
- TENHO SIM! – RESPONDEU ELA  -  ELE TEM UMA CONSULTA AQUI.
- MAS ESTÁ PARECENDO QUE VOCÊ ROUBOU ESSA CRIANÇA.
- NÃO! É MEU MESMO.
- VOCÊ PODE PROVAR? – CONTINUOU A GUARDA.
- POSSO SIM! – RESPONDEU ELA.
 E LÁ FOI ROSEMEIRE ATRÁS DO MEDICO DO SEU FILHO, E PROVOU PARA A GUARDA QUE A ACOMPANHOU,  QUE O FILHO ERA DELA.
FOI ESSA MOÇA, SIMPLES E ALEGRE, QUE  ME DEU O BRAÇO E PERMANECEU COMIGO O TEMPO TODO EM QUE FIQUEI SEM CONSEGUIR ENXERGAR NADA, DEPOIS DE TER FEITO O EXAME.

POR QUE ESCREVI ESSE TEXTO?

ESCREVI PARA FAZER UMA HOMENAGEM À ROSEMEIRE, ESSA MENINA MULHER QUE ME DEU O BRAÇO NA HORA DE QUE PRECISEI, QUE NEM, SEQUER, SE IMPORTOU  COM OS OLHARES MALDOSOS DAS PESSOAS.
QUIS ESCREVER ESSE TEXTO PARA MOSTRAR QUE NÃO SÃO A COR DA PELE, NEM A ROUPA QUE SE USA , QUE FAZEM O CARÁTER DE UMA PESSOA.
ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS, AO LEREM ESSE TEXTO, PENSEM SE ALGUMA VEZ, NA SUA VIDA, CONHECERAM UMA ROSEMEIRE.
NÃO SEI SE VOU VÊ-LA NOVAMANTE. SEI APENAS QUE GANHEI MAIS UMA AMIGA,QUE, SEM DÚVIDA,VAI MORAR EM MEU CORAÇAO.

Hora do chá - De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde

Hora do chá - De resfriados a dor de cabeça, veja sete receitas que podem fazer diferença no seu dia e na sua saúde